Colômbia

Sobre o País

  • Capital
    Bogotá
  • Idioma
    Espanhol
  • Fuso Horário
    UTC?5
  • Moeda
    Peso Colombiano
  • Cidades
    Bogotá, Cartagena

Brasileiros na Colômbia

Colômbia é uma república constitucional do noroeste da América do Sul. A Colômbia faz fronteira a leste com a Venezuela e Brasil;ao sul com o Equador e Peru; para o norte com o Mar do Caribe, ao noroeste com o Panamá; e a oeste com o Oceano Pacífico. A Colômbia também tem fronteiras marítimas com a VenezuelaJamaicaHaitiRepública DominicanaHondurasNicarágua eCosta Rica. Com uma população de mais de 47 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 29ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. A Colômbia é o terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial (depois do México e Espanha), e tem a quarta maior comunidade de língua espanhola no mundo depois do México, Estados Unidos e Espanha.

O território que é hoje a Colômbia foi originalmente habitado por nações indígenas, como os chibchasquimbaya e tairona. Os espanhóis chegaram em 1499, iniciaram um período de conquista e colonizaçãoque resultou na morte ou na escravização de cerca de 90% da população nativa e, em seguida, criaram oVice-Reino de Nova Granada (que compreendia os territórios atuais de Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá e a região noroeste do Brasil), com sua capital em Bogotá. A independência do domínio espanhol foi conquistada em 1819, mas por volta de 1830 a "Grã Colômbia" se fragmentou com a secessão da Venezuela e do Equador.

Principais Cidades

Bogotá é a capital e a maior cidade da ColômbiaFoi fundada em 1538 por Jiménez de Quesada, tendo sido a capital do Vice-Reino de Nova Granada até à independência. Como o principal centro financeiroculturaladministrativo e urbano do país, Bogotá possui aproximadamente 7,2 milhões de habitantes (2010) residindo apenas em seu núcleo urbano, enquanto que a Região metropolitana de Bogotá, que engloba todas as cidades e povoados vizinhos, possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes (2010), sendo portanto, dessa forma, a 4a mais populosa cidade da América do Sul, superada somente porSão PauloRio de Janeiro e Buenos Aires.

 

Passeios

A Colômbia desponta como um dos grandes destinos turísticos na América do Sul, e a capital Bogotá recebe cada vez mais turistas brasileiros. A quinta maior cidade da América latina é sinônimo de música, cultura, salsa, boa gastronomia e bairros coloniais charmosos. A violência não é mais um empecilho, já que guardas fardados estão em praticamente todas as esquinas, o traçado retilínio da cidade ajuda o turista a se localizar, e o clima ameno durante todo o ano é um bom convite.

1. CAMINHAR PELA CANELÁRIA

O bairro da Calendária, famoso por suas casas antigas que lembram a época da colonização espanhola, compreende o Centro Histórico de Bogotá. Por lá, ficam concentrados grande parte dos pontos turísticos da cidade, como o Museo del Oro, o Museo Botero, a Casa Moneda, além da Plaza de Bolívar, que abriga a Catedral e o Capitólio (Congresso).

As ruelas são pequenas e apertadas. Os balcões coloniais das casas são bastante trabalhados e coloridos. Um passeio no bairro parece uma volta ao passado.

 

2. MUSEU DO OURO

Para quem curte museus, em Bogotá não faltam opções. Grande parte dos 58 museus existentes na cidade fica concentrada no Centro Histórico. O Museo del Oro é um dos grandes destaques. Seu acervo abriga diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas e importantes coleções da metalurgia pré-colombiana.

 

3. APRECIAR A VISTA DO CERRO MONSERRATE

O Cerro Monerrate é um dos pontos mais altos de Bogotá. Além de ser um excelente mirante, é ponto de peregrinação. No local, há o Santuario del Señor Caído de Monserrate. O acesso até lá é feito por teleférico ou funicular. A vista é realmente maravilhosa !

 

4. TOMAR UM CAFÉ NO JUAN VALDEZ CAFÉ

Juan Valdez Café é uma das cafeterias colombianas mais famosas. Segue a mesma linha da franquia americana Starbucks, mas os colombianos garantem que o café Juan Valdez é muito melhor!  Há inúmeras opções de bebidas quentes ou frias que têm o café como um dos ingredientes.

 

5. ADMIRAR AS OBRAS DO MUSEU BOTERO

Fernando Botero é o pintor colombiano mais famoso. No bairro da Candelária, o Museo Botero tem um acervo de mais de 180 obras, entre elas pinturas e esculturas, todas doadas por Botero ao governo de seu país. O traço característico do pintor são as formas volumosas. Para ele, a deformação é uma forma de transformar a realidade em arte.

 

6. EXPLORAR A FEIRA DE DOMINGO EM USAQUÉN

O bairro de Usaquén fascina pelas ruas charmosas em estilo colonial e pela vasta quantidade de opções gastronômicas. Aos domingos acontecem várias feiras de artesanatos pelas ruas. Por lá é possível barganhar boas lembracinhas para trazer pro Brasil.

Cultura
O país é culturalmente rico, e possui muitas curiosidades para quem se interessa pela tradição. Os indígenas habitavam as regiões que hoje encontra-se o país quando os espanhóis começaram a explorar o local, em 1499. Tanto na capital, Bogotá, como em outras cidades colombianas, essas marcas dos colonizadores são visíveis em cada restaurante. 

Mais tarde, no período de colonização, os nativos receberam a influência de outras culturas que chegaram ali. As comidas trazidas pelos europeus se misturavam aos sabores locais. A República da Colômbia está situada na América do Sul, e sua costa estende-se do oceano Atlântico ao Pacífico, e faz fronteira pelo noroeste com Equador, Peru e a floresta Amazônica do lado brasileiro.  

Durante os séculos 17 e 18 chegaram os africanos trazidos para realizar trabalho escravo, e consequentemente começaram a mesclar sua cultura às demais. Mais tarde, no século 19, chegaram os ingleses e os franceses, diversificando ainda mais não só os pratos tradicionais colombianos, mas como as danças típicas e a cultura no geral. Foi nesse século que o país alcançou o status de República, adotando novos símbolos, como a famosa bandeira  nas cores amarelo, azul e vermelho.

Os costumes alimentícios variam de um lugar para o outro, pois, dependendo do clima do local, bem como da disponibilidade de alimentos, que em lugares são muito fartos, e em outros predomina a escassez, ou até mesmo as diferenças sociais, contribuem para a discordância de comidas típicas e alimentos consumidos pelos colombianos. 

MÚSICA

A Colômbia é berço de diversos gêneros musicais, tais como a Cúmbia, o Bambuco, e o Vallenato. Os diferentes gêneros de música popular da Colômbia são influenciados por elementos espanhóis, ameríndios e africanos, bem como outras correntes da América Latina que têm feito da música colombiana uma das mais ricas da região, levando ao reconhecimento vários de seus artistas. A música colombiana é promovida principalmente pelo apoio de grandes gravadoras, empresas independentes e, em menor medida, o governo da Colômbia, através do Ministério da Cultura. De forma descentralizada, o Sistema Nacional de Cultura, por meio do Conselho Nacional de Música, aconselha o Governo sobre assuntos musicais e em nome de cada uma das seis regiões do país.

 

LITERATURA

A Colômbia é pátria de diversos escritores de renome internacional, destacando-se entre estes Gabriel García Márquez,Prêmio Nobel da Literatura, autor de livros como Cem Anos de SolidãoCrônica de uma Morte Anunciada e O Amor nos Tempos do Cólera (filme). Também são importantes na literatura do país autores como Jorge Isaacs (autor de poemas,poesias e apenas um romance) e José María Vargas VilaJesus Martín-Barbero é escritor espanhol, mas vive no país desde 1963, aos 26 anos de idade.

 

 

Programas para este país

LiveZilla Live Help