Argentina

Sobre o País

  • Capital
    Buenos Aires
  • Idioma
    Espanhol
  • Fuso Horário
    UTC-3
  • Moeda
    Peso Argentino
  • Cidades
    Buenos Aires, Mendoza, Cordoba, Bariloche

Brasileiros na Argentina

A Argentina tem uma posição única entre os países latino americanos. Possui a segunda maior área terrestre da América do Sul e o modo de ser da sua população é bem diferente do resto do continente. A Atgentina possui praticamente 40milhões de habitantes que são em grande parte descendentes de espanhóis, italianos, alemães e outros europeus.

A Argentina é abençoada com uma imensidão de maravilhas naturais. Dos desertos do norte, as planícies dos Pampas, as fantásticas Cataratas do Iguaço e a cadeia de montanha dos Andes, pode ser considerada o mais bonito país do mundo.Um lugar perfeito para estudantes aventureiros e amantes de atividades ao ar livre.

Suas montanhas de esqui são cobertas por uma neve perfeita para o esporte. Por outro lado, se você está buscando uma experiênciamais urbana, Buenos Aires e Córdoba são duas agitadas cidades com tudo o que um estudante pode desejar com relação a modernas instalações e ofertas culturais.

Principais Cidades

Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina, com uma população superior a 1,3 milhões de habitantes. Conhecida como a Capital COlonial, a cidade abriga a primeira universidade, igrejas e a prefeitura da Argentina. 

Córdoba oferece o ambiente ideal para viver e respirar o espanhol no dia a dia: uma paisagem serena dos rios, lagos e vales; temperaturas suaves; belos edifícios históricos; uma universidade conceituada e uma vida social agitada. O que mais você poderia querer?

 

Mendoza está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes e conta hoje com uma população de 120 mil habitantes. Mesmo no centro da cidade com o grande movimento do comércio, Mendoza proporciona uma atmosfera tranqüila e pacífica que poucas cidades podem oferecer. 

A localização da cidade oferece aos alunos e visitantes, a oportunidade de se envolverem com uma quantidade enorme de atividades ao ar livre como o ciclismo, caminhadas, canoagem, alpinismo, esqui, caiaque e windsurf.

Passeios

1. A Recoleta é um dos bairros mais nobres e charmosos de Buenos Aires, um ótimo local para caminhar em meio a prédios históricos, belas praças e bons cafés e restaurantes. 

2. Na Plaza Naciones Unidas encontra-se um dos símbolos de Buenos Aires, a Floralis Generica, uma flor gigante feita de aço e alumínio, com 20 metros de altura e seis pétalas. Ela foi doada para a cidade em 2002 pelo arquiteto Eduardo Catalano e tinha um mecanismo interessante, que deixa a flor aberta durante o dia, e fecha as pétalas quando está escuro. Infelizmente esta engenhoca não funciona mais, pelo menos ela pifou com a flor aberta.

3. O Jardim Japonês é um grande jardim projetado em 1967 pela colônia japonesa da cidade de Buenos Aires, como forma de agradecimento pelo acolhimento recebido. Lá estão mais de 350 espécies de plantas nativas do Japão, além de um lagoa de carpas, pontes, uma casa de chá e um restaurante com arquitetura no estilo japonês. O jardim é bonito e muito agradável. A entrada para visitá-lo custa 24 pesos argentinos (R$6,85) e fica aberto para visitação todos os dias, das 10:00h às 18:00h.

4. O Zoo Buenos Aires é também conhecido como zoológico de Palermo. O zoológico de Palermo tem mais de 350 espécies de animais, com ursos, leões, tigres, zebras, girafas, elefantes, macacos, rinocerontes, répteis, aves, entre muitos outros bichos. Seu tamanho não é muito grande e o passeio é delicioso. A entrada custa 75 pesos argentinos (R$ 21,40) e menores de 12 anos não pagam, desde que comprovem a idade. Ele funciona de terça à domingo e feriados, das 10:00h às 18:00h, com a bilheteria aberta até 17:00h.

5. Caminito

La Boca era o antigo bairro portuário de Buenos Aires, onde moravam os imigrantes que trabalhavam no porto.  Era uma área degradada e que ainda hoje não é muito bem vista, pois tem a fama de local perigoso, mas ali está uma dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Caminito.

O local se tornou a atração que é hoje graças a um pintor que morava no bairro, chamado Quinquela Martin, que junto com outros amigos artistas, transformou algumas ruas de La Boca com pinturas , esculturas, mosaicos, murais e outras expressões de arte, tornando aquele pedaço descuidado no primeiro museu a céu aberto de Buenos Aires.

Os antigos cortiços e prostíbulos com paredes de chapa hoje parecem uma grande vila colorida. As tintas que dão cor ao local eram restos que sobravam das pinturas dos barcos no porto da cidade. O local tem este nome em homenagem a um tango famoso chamado “Caminito”, composto por Juan de Dios Filiberto em 1926. A letra desta música está escrita em azulejos numa das paredes do local.

 

6. Feirinha de San Telmo 

Caminhar pelas ruas de Buenos Aires é sempre um programa interessante e cultural. San Telmo, considerada a área mais antiga da capital da Argentina. Dizem que a cidade foi fundada ali, no Parque Lezama. O bairro já foi o mais rico de Buenos Aires, mas uma epidemia de febre amarela no século 19 fez com que as famílias abonadas se mudassem para outros bairros, como a Recoleta. Todos os domingos é possível visitar uma tradicional feirinha de artesanatos, a Feria de San Telmo, que acontece desde 1970. O que você imaginar de antiguidades, você certamente irá encontrar alí.

Hoje em dia muitas das antigas mansões de San Telmo se tornaram galerias de arte, casas de tango e antiquários. Há centenas deles pelo bairro. A associação local conta com mais de 500 antiquários cadastrados. Muitas peças foram trazidas da Europa há mais de 100 anos e pertenciam às famílias ricas que moravam por ali. 

 

O que achou das dicas de passeios? Programe o seu Intercâmbio e aproveite para conhecer as belezas encantadoras de Buenos Aires.

Cultura

Os turistas são sempre surpreendidos pela sofisticação e o clima europeu de Buenos Aires. A natureza está sempre presente em seus cidadãos, na arquitetura moderna,nos restaurantes, centro de compras e na individualidade atraente de cada bairro.

Observando além do movimento diário, você encontrará tradições conservadas em cada canto. A tradição do tango é expressiva nos parques, praças e corredores da cidade, expondo o lado impetuoso desta rara sociedade.

Programas para este país

LiveZilla Live Help