Alemanha

Sobre o País

  • Capital
    Berlim
  • Idioma
    Alemão
  • Fuso Horário
    UTC+1 e UTC+2 no Verão
  • Moeda
    Euro
  • Cidades
    Berlim, Frankfurt, Hamburg, Munich, Koblenz, Bremen

Brasileiros na Alemanha

Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha, é um país localizado na Europa Central. É limitado a norte pelo mar do NorteDinamarca e pelo mar Báltico, a leste pela Polônia e pelaRepública Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela FrançaLuxemburgoBélgica e Países Baixos. Com 81,8 milhões de habitantes em janeiro de 2010, o país tem a maior população entre os Estados membros da União Europeia e é também o lar da terceira maior população de migrantes internacionais em todo o mundo.

A região chamada Germânia habitada por vários povos germânicos foi conhecida e documentada pelos romanos antes do ano 100. A partir do século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano-Germânico, que durou até 1806. Durante o século XVI, o norte da Alemanha tornou-se o centro da Reforma Protestante. Como um moderno Estado-nação, o país foi unificado pela primeira vez em consequência da Guerra Franco-Prussiana em 1871. Em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados, a Alemanha Ocidental, oficialmente "República Federal da Alemanha", e a Alemanha Oriental, oficialmente "República Democrática Alemã", ao longo das linhas de ocupação aliadas. A Alemanha foi reunificada em 1990. A Alemanha Ocidental foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia (CE), em 1957, que posteriormente se tornou na União Europeia, em 1993. O país é parte do espaço Schengen e adotou a moeda europeia, o euro, em 1999.

Principais Cidades

Munique, capital do estado alemão da Baviera, no sudeste do país. Conta atualmente cerca de 1,3 milhão de habitantes (2012), enquanto a sua região metropolitana, que engloba diversas cidades vizinhas ou próximas a Munique, abriga mais de 2,6 milhões de pessoas. 

A Munique moderna é um importante e desenvolvido centro financeiro, urbano, logístico, cultural e político da Alemanha e da Europa continental. É sede de diversas empresas de renome mundial, incluindo a montadora BMW. Entre 2011 e 2012, Munique foi posicionada na 4ª posição entre as "Cidade Mais Habitáveis do Mundo". 

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e aoitava maior da União Europeia. É também o maior 13º estado alemão mais populoso. Estima-se que mais de 1,7 milhão de pessoas vivem na cidade, enquanto na sua região metropolitana, que inclui partes dos estados vizinhos da Baixa Saxónia e Schleswig-Holstein, vivem mais de 5 milhões de habitantes. A cidade está situada ao longo do rio Elba.

Bremen se formou às margens do rio Weser e é a sede do Estado de Bremen, que conta ainda com a cidade portuária de Bremerhaven. É uma das mais importantes cidades do interior da Alemanha e da Europa Central, grande centro comercial e turístico do norte do país, tendo entre seus pontos turísticos mais representativos a Rathaus (prefeitura), construída entre 1405 e 1410 e considerada um dos principais exemplares da arquitetura gótica de tijolos.

Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa e a sétima área urbana mais povoada da União Europeia. Situada no nordeste da Alemanha, é o centro da área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, que inclui 5 milhões de pessoas de mais de 190 nações. Localizada na grande planície europeia, Berlim é influenciada por um clima temperado sazonal. Cerca de um terço da área da cidade é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos.

Frankfurt é a maior cidade do estado alemão de Hesse e a quinta maior cidade da Alemanha, com uma população de aproximadamente 700.000 habitantes em 2012.Sua área urbana tinha uma população estimada de 2,3 milhões de habitantes em 2010 A cidade está no centro da região metropolitana Frankfurt/Reno-Meno que tem uma população de 5,6 milhões de habitantes e é a segunda maior região metropolitana da Alemanha. Desde a expansão da União Europeia de 2007, o centro geográfico da União encontra-se a 40km a leste de Frankfurt. é o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. Em Frankfurt estão localizadas sedes de importantes instituições como a do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, como por exemplo o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. Nos transportes a cidade se destaca em âmbito mundial: o Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo; a Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de trens da Europa; e a Frankfurter Kreuz é um dos trevos rodoviários mais utilizados na Europa. Ao mesmo tempo, a DE-CIX possui o maior tráfico de ponto de troca de internet do mundo.

Passeios

Tentação em Lübeck

Se você adora marzipan, Lübeck é o seu lugar. A cidade no norte do país é a casa da fábrica Niederegger Mazipan, cuja receita para o doce de pasta de amêndoas é quase um segredo de Estado. Você pode aprender mais sobre essa tentação e ao mesmo tempo conhecer um pouco da história de Lübeck. No caminho estão o Niederegger Café e o Niederegger Museum. O tour guiado costuma ser aos sábados, às 11h30.

 

Lado alternativo de Berlim

Explore a cultura underground da capital alemã num passeio que acontece todos os dias, das 11h às 13h, gratuitamente. Artistas locais do "Alternative Berlin Tour" vão lhe mostrar a autêntica cena artística da capital. Da arte de rua ao grafite, passando pelos bairros mais descolados de Berlim.

 

Aromas de Colônia

Colônia é conhecida por seus cheiros deliciosos, como o perfume da famosa água de Colônia e o aroma de chocolate. Mas, em se tratando de subterrâneos, não torça o nariz. Isso porque vale a pena fazer o tour pelo sistema de esgoto criado pelos romanos, nos subterrâneos da cidade. No passeio, você vai conhecer melhor essa antiga colônia romana.

 

Munique, a capital da cerveja

Se você perdeu a Oktoberfest, não precisa se preocupar. O Beer Challenge Tour lhe leva para conhecer as populares cervejarias e biergartens de Munique e é uma boa oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura local da cerveja. As cervejarias mais populares são a Hofbräu, a Augustiner e a Paulaner. Quer entender as diferenças entre elas? O tour acontece todo os dias, às 18h.

 

Baviera bem do alto

A 2.962 metros acima do nível do mar, a montanha Zugspitze, na Baviera, é o ponto mais alto da Alemanha. Se você gosta de passeios nas alturas, a trilha guiada Zugspitze Glacier Tour é uma boa pedida. Como a montanha fica parte na Alemanha, parte na Áustria, você poderá pisar em dois países num só passeio – que, aliás, é de graça e começa diariamente às 11h e às 13h30.

 

Cidra em Frankfurt

A cerveja não é a única bebida popular na Alemanha. Em Frankfurt, você pode apreciar a famosa cidra da cidade, conhecida como Apfelwein ou Ebbelwei (literalmente "vinho de maçã"), num tour pela região que produz dois terços das maçãs da Alemanha. Numa viagem de uma hora com o bonde Ebbelwei Express, você pode explorar o centro histórico e passar ao longo de tradicionais bares de cidra.

 

Natal dos sonhos em Nurembergue

Com o Natal chegando, Nurembergue convida turistas de todas as partes do mundo para vivenciar essa bela cidade à noite. Num trajeto guiado de bonde, você pode fazer uma viagem histórica por essa cidade histórica, toda iluminada, enquanto bebe um quentão e se esbalda com os biscoitos de pão de mel. Depois, bata perna pelo famoso e tradicional mercado de Natal, uma atração obrigatória.

Cultura

A Alemanha é historicamente chamada de Das Land der Dichter und Denker (A terra dos poetas e pensadores). Desde 2006, o país tem se autodenominado Terra das ideias A cultura alemã tem seu início muito antes do surgimento da Alemanha como um estado-nação e abrange todo o mundo falante do alemão. De suas raízes, a cultura na Alemanha tem sido moldada pelas principais tendências intelectuais e populares da Europa, tanto religiosas quanto seculares. Como resultado, é difícil identificar uma tradição alemã específica separada de um contexto maior da alta cultura europeia. Outra consequência destas circunstâncias é o fato de que alguns personagens históricos, como Wolfgang Amadeus MozartFranz Kafka e Paul Celan, apesar de não terem sido cidadãos da Alemanha no sentido moderno, devem ser considerados no contexto da esfera cultural alemã a fim de compreender suas situações, trabalhos e relações sociais históricas.

Diversos pintores alemães obtiveram prestígio internacional através de seus trabalhos em vários estilos artísticos. Hans Holbein, o JovemMatthias Grünewald, eAlbrecht Dürer foram artistas importantes do RenascimentoCaspar David Friedrich do Romantismo, e Max Ernst do Surrealismo. Contribuições arquitetônicas da Alemanha incluem os estilos carolíngio e otoniano, os quais foram precursores importantes do Românico. A região posteriormente tornou-se o local de trabalhos significantes em estilos tais quais o GóticoRenascentista e Barroco. Alemanha foi particularmente importante no começo do movimento moderno, especialmente através do movimento Bauhaus fundado por Walter Gropius

 

CULINÁRIA

cozinha alemã varia de região para região. As regiões do sul da Baviera e Suábia, por exemplo, compartilham uma cultura culinária com a Suíça e com a Áustria. A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carneconsumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular. Em todas as regiões, a carne é muitas vezes comida em forma de salsicha. Mais de 1500 tipos de salsicha são produzidos na Alemanha. Alimentos orgânicos ganharam uma quota de mercado de cerca de 3,0%, e deverão aumentar ainda mais.

 

ESPORTE

Historicamente, desportistas alemães têm sido alguns dos mais bem sucedidos participantes dos Jogos Olímpicos, classificado na terceira posição em um quadro de medalhas de todos os tempos dos Jogos Olímpicos, combinando as medalhas das Alemanhas Ocidental e Oriental. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, a Alemanha terminou em quinto no quadro de medalhas, enquanto nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, eles terminaram em primeiro. O país organizou os Jogos Olímpicos de Verão duas vezes, em Berlim em 1936 e em Munique em 1972. Os Jogos Olímpicos de Inverno aconteceram na Alemanha em uma ocasião, em 1936 quando eles foram sediados nas cidades-irmãs de Garmisch e Partenkirchen, na BavieraO piloto alemão Michael Schumacher em Indianápolis durante oGrande Prêmio dos Estados Unidos de 2004.

A Alemanha é um dos países líderes em corridas no mundo. Carros, equipes e pilotos vencedores de corridas surgiram da Alemanha. O mais bem sucedido piloto da Fórmula 1 na história, Michael Schumacher, estabeleceu os mais significantes recordes de sua modalidade durante sua carreira e venceu mais campeonatos e corridas da Fórmula 1 do que qualquer outro piloto desde sua primeira temporada na Fórmula 1 em 1946.

Programas para este país

LiveZilla Live Help